Notícias
Tendência

Cantora Hayley Kiyoko desafia polícia do Tenessee e leva drags ao palco

A proibição de shows de drag no Tenessee tem revoltado vários artistas em todo o mundo

A cantora Hayley Kiyoko protestou contra a recente lei do estado do Tennessee que proíbe qualquer tipo de show ou apresentação de drag queens. Ela levou duas drags do próprio estado, LiberTea e Ivy St James, ao palco durante o seu show na semana passada. A artista postou um vídeo visivelmente abalada no seu Instagram no dia seguinte ao show onde relatou toda a situação entre lágrimas “Lamento imensamente pela minha comunidade, estou arrasada”.

Kiyoko declarou ainda na plataforma digital que antes do show começar foi abordada por um agente da autoridade local que se encontrava “à paisana” e a ameaçou de um processo judicial caso se apresentasse com as drag queens no palco, uma vez que o show se categorizava para todas as idades.

Em fevereiro deste ano, foi assinada uma lei pelo governador republicano Bill Lee que proíbe o “cabaret adulto” em público ou na presença de menores, mas foi bloqueada por um juiz magistrado em abril, horas antes de entrar em vigor. O juiz apoiou uma companhia de teatro LGBTQIA+ de Memphis, que entrou com uma ação judicial alegando que o estatuto proposto violava a primeira emenda.

Hayley escreveu numa postagem que comunicou o ocorrido às queens que a iriam acompanhar no palco e que mesmo depois disso ambas quiseram prosseguir para o show tal como planejado “Elas não mostraram medo e disseram que queriam continuar com o show e subir ao palco”.

Não seremos silenciadas“, acrescentou a norte-americana. “Vamos encontrar maneiras de continuar a ser autênticos, não importa o que aconteça. Não vamos desistir. Não importa o quanto eles nos dificultem as coisas.

lizzo e drags
Lizzo protesta com drags no Tenessee

Esta não é a primeira vez que este tipo de protesto contra a perseguição “Anti-Drag” é demonstrado por artistas do meio musical. Em abril, a cantora Lizzo, vencedora do Grammy, levou 20 artistas drag queens ao palco durante o seu show em Knoxville. Durante o show,  Lizzo dirigiu-se à plateia assumindo a sua posição pró-direitos LGBTQIA+ “Porque é que eu não criaria um espaço seguro no Tennessee onde podemos celebrar os artistas drag e celebrar as nossas diferenças?

Recentemente, Ikaro Kadoshi, conhecido por sua arte drag e agora por estar a frente do “Caravana das drags” junto com a Xuxa, gravou um vídeo para as suas redes sociais, onde apoia a luta drag nos Estados Unidos e fala sobre a importância dessa arte, clique aqui e assista.

Mostrar mais

Willamys Guthyers

• Joralista • Ativista LGBTQIAPN+ • Copywriter • Analista de Marketing Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo